Voz Ativa: escuta e justiça social para transformar a educação

Em um Brasil ainda profundamente desigual, o projeto Voz Ativa surge como resposta à necessidade urgente de conectar tecnologia, sensibilidade pedagógica e justiça social. Combinando jogos digitais com função analítica, inteligência artificial e escuta ativa, o projeto está revolucionando o modo como políticas públicas podem ser construídas a partir da realidade das escolas.

Conversamos com Alysson Gama, fundador da plataforma Foriro e idealizador da tecnologia aplicada no projeto Voz Ativa. Com larga experiência em desenvolvimento de soluções tecnológicas com impacto social, Alysson falou sobre os desafios, as inovações e o propósito por trás do projeto.

Tecnologia que escuta, identifica e propõe caminhos

“Quando falamos em educação pública, estamos lidando com um sistema que ainda toma decisões reativas. O Voz Ativa transforma isso em algo preditivo, baseado em dados reais, colhidos diretamente dos estudantes por meio de uma experiência lúdica, anônima e acolhedora”, explica Alysson.

Com o uso de jogos digitais e inteligência artificial, o projeto aplica o conceito de aprendizagem adaptativa: a tecnologia reconhece padrões de respostas e aprofunda, de forma personalizada, o percurso investigativo socioemocional de cada aluno.

Escuta ativa e mapeamento invisível

Uma das grandes inovações do projeto é a utilização de teoria de grafos para identificar padrões ocultos no clima escolar. Isso permite detectar relações entre grupos, vulnerabilidades emocionais e até indícios de bullying, evasão e isolamento que não são visíveis aos olhos dos educadores.

“Estamos oferecendo um instrumento inédito para a escola brasileira: uma escuta verdadeira, digital e acessível, que revela o que antes só se descobria tarde demais.”

Redução da sobrecarga do professor

Além do impacto nos estudantes, o projeto também alivia a sobrecarga dos professores, permitindo que dediquem menos tempo a processos repetitivos e mais tempo ao que realmente importa: educar com intencionalidade.

“O papel do professor é lecionar, não ser terapeuta. O Voz Ativa cria filtros pedagógicos e conecta rapidamente o aluno aos profissionais adequados – orientadores, psicopedagogos, psicólogos – de forma ética e eficaz.”

Uma tecnologia feita para emocionar e engajar

Com jogos exclusivos desenvolvidos para o projeto, voltados especialmente para o Ensino Médio, o Voz Ativa desperta curiosidade, empatia e engajamento.
“O segredo é aplicar a tecnologia com estratégia, não como regra. Ela precisa provocar o desejo de voltar na semana seguinte.”

Quatro mensagens, quatro públicos

Alysson deixa um recado direto:

  • Para os estudantes: “O Voz Ativa será seu espaço seguro de fala. Um diário emocional lúdico, anônimo e poderoso.”
  • Para os educadores: “Vamos tirar da sua rotina o peso da adivinhação e da solidão pedagógica. A tecnologia agora joga junto com você.”
  • Para os gestores públicos: “Aqui estão dados reais, sem filtro. Direto da escola, direto do estudante, para melhorar as decisões.”
  • Para o terceiro setor e empresas: “Há recursos disponíveis, mas faltam projetos com impacto real. O Voz Ativa entrega.”

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O Voz Ativa é uma iniciativa do Instituto Multiplicidades em parceria com o MCTI e o apoio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

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