A urgência de enxergar a evasão escolar além dos números .
No Brasil, a evasão escolar atinge milhares de estudantes por ano. Em muitos casos, os sinais estavam ali — silenciosos, dispersos, não observados — até que a escola se tornasse um lugar sem volta.
É nesse contexto que surge o Voz Ativa, um projeto que alia escuta ativa, inteligência artificial, jogos digitais e análise de dados para antecipar e compreender os fatores que levam ao afastamento do estudante da escola. Desenvolvido pelo Instituto Multiplicidades, o projeto transforma a escola em um laboratório de pesquisa viva e ação concreta, atuando no que o sistema educacional mais precisa: decisões baseadas em evidências humanas.
Como afirma Alysson Gama, diretor executivo da U4Hero e responsável técnico pela tecnologia do projeto:
“O estudante tem a possibilidade de expressar suas preocupações, sonhos e anseios. O sistema coleta essas informações, filtra e as organiza pedagogicamente, oferecendo ao educador não apenas a visão dele sobre o estudante, mas também a visão que o próprio estudante tem de si mesmo.”
Tecnologia e empatia: uma revolução emocional na escola
A proposta do Voz Ativa não é apenas tecnológica. É emocional. O projeto utiliza jogos digitais com função analítica para criar uma linha direta de comunicação entre os sentimentos dos alunos e os educadores.
Segundo Alysson:
“O papel da inteligência artificial aqui é entender, aprender sobre o estudante e propor perguntas personalizadas que aprofundam o processo de investigação socioemocional.”
Com esse mecanismo, a escuta deixa de ser reativa — quando o problema já aconteceu — e passa a ser preditiva, identificando sinais de risco antes que a evasão ocorra. O projeto transforma a lógica escolar de “apagar incêndios” para uma ação preventiva e acolhedora.
Grafos sociais e a revelação do invisível
Ao utilizar análise de grafos, o projeto amplia o olhar do educador para além do indivíduo. Ele revela relações, dinâmicas de grupo, sentimentos coletivos e contextos ocultos no cotidiano escolar.
Alysson explica:
“Hoje ainda é praticamente impossível detectar as vulnerabilidades ocultas dentro do ambiente escolar. Com a nossa tecnologia, conseguimos olhar para a coletividade da escola, o que nos permite ter abordagens muito mais assertivas.”
Essa abordagem permite compreender quais turmas estão mais fragilizadas, quais estudantes estão isolados ou sob risco, e quais relações precisam ser fortalecidas — oferecendo ferramentas reais para intervenções humanizadas.

Este projeto está sendo realizado através do Termo de Fomento Nº 971463/2024, Processo no. 01245.000396/2024-61, celebrado em 12/2024 entre Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Instituto MultipliCidades. CNPJ: 36.187.736/0001-68 | Valor do termo de Fomento: R$ 5.402.425,00.